Anúncio

sábado, 24 de janeiro de 2009

Comunidades Rurais de Timbaúba e de outro municípios recebem capacitação em Recursos Hídricos

janeiro 24, 2009

O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco - Prorural, uma das prioridades do Governo estadual voltada às ações do homem do campo, está intensificando o trabalho de Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado. Esta semana, a ação contemplou a Associação dos Moradores de Canafístola, em Timbaúba. A partir de agora, a capacitação vai ser desenvolvida em 48 municípios, localizados nos Sertões do Pajeú, Moxotó, Central, São Francisco e do Araripe, e Agrestes Central, Meridional e Setentrional.
Para isso, o programa investiu R$ 241.433,20 na contratação de organizações não-governamentais que vão executar essas capacitações. Entre os temas trabalhados estão as fontes naturais de água, as diferenças climáticas nas outras Regiões de Desenvolvimento do Estado e os mecanismos de convivência com o Semi-Árido, sendo as cisternas um deles. O presidente da Associação Canafístola, Severino Nunes, comentou sobre a capacitação: “Vai ajudar a comunidade a usar bem as cisternas. Esperamos ter conhecimento para um melhor aproveitamento da água. Assim todo mundo fica sabendo o que e como fazer”, afirmou. A Associação foi beneficiada com a construção de 41 cisternas, número correspondente às famílias beneficiadas. A realidade da população do Semi-Árido sempre dependeu das chuvas. Mas, agora, as condições de vida de famílias como as de Mauricélia Ferreira da Silva, uma das beneficiárias, podem melhorar. E o primeiro passo é saber usar o novo equipamento. Para isso, ela fez questão de participar da capacitação. Assim vai estar preparada quando as primeiras águas forem captadas pela cisterna. “Com a capacitação a gente espera aprender mais; as cisternas vão trazer bons resultados para a gente. Aos que não puderam estar aqui hoje depois eu explico como funciona”, disse Mauricélia. Outro beneficiário ansioso pela chegada das chuvas é Joaquim Félix da Silva. Agricultor aposentado, seu Joaquim, como é tratado pela comunidade, é pai de 13 filhos e alguns deles ainda dependem do seu trabalho para sobreviver. “A cisterna vai ajudar muito a minha casinha. Não é riqueza, a água da cisterna para nós é fortuna. Agora é só esperar a chuva”, falou, esperançoso.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top