Anúncio

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barragem do Carpina recebe mais de um milhão de peixes

janeiro 20, 2009

Cerca de dois mil pescadores artesanais dos municípios de Limoeiro, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Feira Nova que são favorecidos pelo Açude do Carpina, estão sendo beneficiados com o Programa de Peixamento da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - Sara.
Mais 150 mil alevinos - filhotes de peixe - foram colocados, semana passada, no Açude. Esta foi a 6a etapa da ação. Até fevereiro - período que termina o peixamento na localidade -, a Sara vai entregar 1,2 milhões de alevinos das espécies tambaqui, carpa prateada e curimatã pacu. “A 7a e última etapa do peixamento acontece no próximo mês”, diz o chefe da Unidade de Pesca, da Sara, Roberto Maurício. Vão ser mais 200 mil alevinos. Ele acrescenta que depois de terminar a ação na Barragem do Carpina, a Secretaria já está planejando a continuidade do Programa em outros açudes públicos e comunitários do Estado. “Para 2009, já possuímos 750 mil alevinos, além de um milhão de filhotes de peixes que serão fornecidos pela Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco - Ipa, de Serra Talhada, durante este ano”, destaca Maurício.
Equilíbrio ambiental - Além da exploração da pesca para consumo da própria comunidade e como atividade geradora de renda, Roberto Maurício ressalta que as espécies de peixes doadas pelo Pro-grama de Peixamento também cumprem um papel importante no equilíbrio ambiental nas barragens. “Ao se alimentar dos organismos ali existentes, os peixes vão favorecer a melhoria da qualidade da água”, diz.


Com informações do Diário Oficial do Estado

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top